quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DCE UnB na luta contra o aumento das passagens


Em meio a uma crise econômica internacional que vem prejudicando os trabalhadores e a juventude, o Governo Arruda aumentou em 50% a tarifa do microônibus e do metrô em pleno recesso escolar. Tal medida prioriza enriquecer ainda mais as empresas de transporte público do DF que, mesmo com os grandes lucros, não renovam a frota sucateada.

Em âmbito nacional, os efeitos da crise econômica aumentam e milhares de trabalhadores estão perdendo seus empregos enquanto o governo Lula investe bilhões para salvar os Bancos. A exemplo disso vemos o direito a meia-entrada ameaçado e diversos cortes no orçamento da educação. No âmbito local, o GDF quer que trabalhadores, desempregados e a juventude paguem essa conta.

Algumas iniciativas foram tomadas para organizar a luta, como a conformação da Frente Contra o Aumento da Passagem (que reúne sindicatos, movimentos sociais e entidades estudantis) e também a criação de um Fórum da Juventude pelo Direito à Cidade.

Quase um ano após a vitoriosa ocupação da Reitoria da UnB que resultou em grandes vitórias para a universidade pública, o Diretório Central dos Estudantes da UnB convida estudantes, trabalhadores e toda a sociedade a ocupar as ruas de Brasília. Nosso dever agora é lutar pela revogação imediata do aumento das tarifas e também pela construção de uma lógica de transporte público como direito e não como mercadoria.


Por isso o DCE UnB defende:
Revogação imediata do aumento das tarifas do metrô e do microônibus! Redução Já
Passe Livre para estudantes e desempregados!
Pelo fortalecimento da TCB e por um transporte público estatal!
A juventude e os trabalhadores não podem pagar pela crise!

Participe das reuniões e dos atos da Frente e do Fórum!
Acesse o blog
http://www.frentecontraoaumentodf.blogspot.com/

Nenhum comentário: